Estudo de Caso: Como a Toyota usa o Odoo, apenas 6 meses de implantação

Estudo de Caso: Como a Toyota usa o Odoo, apenas 6 meses de implantação

Estudo de Caso: Como a Toyota usa o Odoo, apenas 6 meses de implantação

A Toyota Material Handling France é um membro da Toyota Industries Corporation, que opera em 5 regiões na indústria de manuseio de materiais.

A empresa concentra-se principalmente na fabricação e venda de empilhadeiras em toda a Europa, com sua especialidade sendo empilhadeiras elétricas e movidas por IC sob a marca Toyota.

Além disso, eles também fornecem soluções técnicas e suporte, com 735 técnicos certificados pela Toyota disponíveis em uma média de 25 km de qualquer local.

Além da produção própria, a empresa também faz algumas importações e exportações na Europa de caminhões comprados do Japão, China e EUA. Dependendo do pedido do cliente, alguns deles são modificados em sua fábrica na França

Rápido Retorno do Investimento

Alguns anos antes de implementar o Odoo, a Toyota Material Handling, passou por algumas grandes mudanças organizacionais em seu grupo.

O objetivo era reestruturar suas operações para gerenciar adequadamente sua rede de distribuição e unidades fornecedoras na Europa: uma na Suécia, uma na Itália e uma na França.

Antes da Odoo, eles criaram uma solução personalizada para a configuração de seus caminhões altamente personalizáveis. Esses caminhões são personalizados por seus clientes e representam quase 40% dos negócios.

O problema que eles enfrentaram foi que nos bastidores, a fábrica na Itália não estava equipada com uma solução adequada para passar por todas as etapas necessárias: para reconhecer e cuidar adequadamente das ordens recebidas organizar a produção ou compra dos caminhões certos da unidade de negócios certa no exterior e, posteriormente, organizar o embarque e faturar os clientes Como a solução anterior também era usada como configurador, isso significava que mudar uma parte da solução significava derrubar todo o sistema antigo e substituí-lo por outra coisa.

Portanto, eles fizeram algumas pesquisas e descobriram que tinham duas possibilidades; para substituir a solução antiga por uma nova solução personalizada ou substituí-la por uma solução pronta para uso.

A Toyota Material Handling não tinha um ERP instalado, então essa era uma possibilidade que eles exploraram, mas como eles estão em um mercado “agressivo” eles não podiam correr riscos com grandes investimentos.

Eles precisavam de um retorno rápido do investimento e um ERP tradicional provou não ser a melhor solução para suas necessidades. Isso os deixou com uma escolha simples; construir seu próprio sistema ou escolher uma solução mais barata – e a única solução que conseguiu passar no teste foi Odoo.

Por essas razões, a Toyota Material Handling decidiu ir com Odoo, com o parceiro oficial como nós, a Smile.

O Escopo da Implantação do Odoo

Mesmo achando que o foco inicial era em Vendas, o escopo da solução implementada era muito maior do que isso.

Primeiro eles precisaram do módulo de Vendas da Odoo para gerenciar seus pedidos. Assim que um pedido é feito por um cliente, ele precisa ter certeza de que os produtos correspondentes estão disponíveis e, para isso, precisaram também do inventário Odoo.

Em seguida, estava gerenciando compras. Eles possuem dois fluxos para isso.

Por um lado, eles têm produtos fabricados internamente e, para isso, usam o módulo de Manufatura Odoo

Possuem também alguns produtos importados de suas fábricas no Japão, nos EUA e na China e, para isso, também usam o Odoo Compras.

Odoo Contabilidade também foi adicionado para ser capaz de faturar seus clientes diretamente do Odoo.

Benefícios de uma solução rápida, confiável e de código aberto

A solução Odoo foi implementada muito rapidamente e, após 6 meses de integração, a Toyota já a utilizava. Eles estavam certos de que economizariam muito nos custos de manutenção das novas soluções de TI, porque até agora eles mantinham uma solução interna e agora tinham uma solução oficial.

Além disso, eles sabiam que podiam contar com recursos valiosos sendo lançados a cada nova versão atualizada do Odoo, que poderia ser facilmente integrada, criando valor adicional para seus usuários. Um dos fatores mais importantes para a Toyota foi o timing.

Eles não tinham certeza se poderiam ter feito as mudanças que queriam a tempo se não fosse por Odoo. A Odoo ofereceu uma solução que poderia ser implementada rapidamente e, assim, agregar gerenciamento com uma solução boa e confiável com a qual a empresa poderia contar em apenas alguns meses.

O principal benefício para a Toyota foi o curto tempo de implementação, mesmo para um projeto complexo, eles estavam prontos em poucos meses. No momento da implementação, foi no lado do sistema de informação que eles perceberam o maior valor de Odoo, porque para eles é uma plataforma extensível na qual eles construirão todo o seu sistema de informação.

O plano é eventualmente substituir tudo com Odoo, se possível, para executar suas operações exclusivamente com o Odoo. Também era importante para a Toyota ter uma solução onde eles pudessem alavancar seus melhores ativos em TI, que é o pessoal deles. Eles têm pessoas dentro da empresa que são boas em desenvolvimento de software e possuem habilidades técnicas.

A empresa aprecia ter um sistema que possa agregar novo valor devido à natureza aberta do software. Com um pouco de treinamento, as pessoas da Toyota também podem desenvolver novos recursos que beneficiem a empresa.

by Elin Anna Jonasdottir (ejo) 

versão adaptada QFactorIT

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